Mapa mental
O que é um mapa mental?
Mapa mental é uma técnica de estudo criada no final da década de 1960 por Tony Buzan, um consultor inglês. Ela consiste em criar resumos cheios de símbolos, cores, setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas.
Mapa mental é um diagrama confeccionado a partir de uma ideia central, que vai se ampliando em variados ramos. Cada uma dessas ramificações são desdobramentos do conceito inicial, como neurônios no cérebro.
Qual é o objetivo de um mapa mental?
O mapa mental pode ser compreendido como uma ferramenta que ajuda a gerir informações. Ou seja, é uma maneira de simplificar a compreensão de um tema, relacionar conteúdos, revisar dados ou mesmo registrar ideias.
Quais são os tipos de mapas mentais?
Dependendo de diferentes objetivos, mapas mentais podem ser classificados em 3 tipos:
- Mapas mentais de bibliotecas para organização de informações.
- Mapas mentais de apresentação para apresentar ideias e projetos.
- Mapas mentais de cronograma em túnel para organizar ou criar um plano de projeto.
Como fazer um mapa mental?
1 Defina o tema principal. O título do mapa mental deve ser escrito em letras grandes no meio do papel. … 2 Elenque os subtópicos principais. … 3 Escreva os tópicos relacionados à cada subtópico. … 4 Faça um desenho simples em cada palavra-chave principal. … 5 Sequencie a ordem dos agrupamentos.
Qual é a estrutura de um mapa mental?
O mapa mental é constituído de “ramificações” onde sempre se parte de um elemento principal (palavra-chave) e é ligado à um subtópico. Depois de desenhar ou escrever qual é o assunto do mapa mental no centro do papel, conecte-o aos tópicos principais.
Quais são as características de um mapa mental?
Como um diagrama, o mapa mental parte do centro de uma página em branco, onde está o tema central. E dele surgem representações de ideias, seja através de imagens, símbolos ou palavras. Todas essas ramificações são relacionadas ao assunto principal, localizado no meio do documento.
Qual o melhor mapa mental?
O mapa mental é uma ótima ferramenta visual que permite organizar ideias e fazer brainstormings eficientes.
Qual a diferença entre o mapa mental e o mapa conceitual?
A aparência de um mapa conceitual se assemelha a uma rede de conexões. Já os Mapas Mentais partem de uma ideia central, a partir da qual se articulam as ideias conectadas, numa estrutura em árvore (raiz e galhos) ou semelhante a um neurônio.
Onde fazer mapas mentais grátis
O programa de criar de mapas mentais do Lucidchart permite transformar suas ideias e seus esboços em diagramas visuais com facilidade. Em poucos cliques, converta suas ideias automaticamente online em mapas mentais organizados, importando seu arquivo . txt ou elaborando um esboço no Lucidchart.
Como fazer um mapa mental no Canva
- Pesquise um template de mapa mental no Canva.
- No canto esquerdo, selecione Templates e na barra de busca escrevaMapa mental, selecione o escolhido; 2 Edite o conteúdo.
- Adicione novos elementos. 4 Salve e finalize o trabalho.
Exemplos de Mapas Mentais
Mapa mental da Gerra fria
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
Mapa mental da globalização
A globalização se caracteriza pela união do mercado mundial através de blocos econômicos e a desaparição das fronteiras comerciais entre seus membros. Com isso, se verifica o aumento da concorrência econômica e do nível de competição, com a consequente exploração da mão de obra.